domingo, 5 de agosto de 2007

Jam session de luxo



O ano era 1959 e um grupo de jazzistas se reunia em um estúdio em Nova Iorque, apenas com alguns rascunhos e seus instrumentos. As três primeiras faixas foram gravadas em 2 de março e as três últimas, em 22 de abril. Pode parecer inacreditável, mas a obra que é considerada por muitos “o álbum de jazz definitivo” foi realizada em apenas duas sessões, com todos os músicos tocando canções que nunca haviam executado, desempenhando a arte da improvisação em um intenso fluxo criativo de 55 minutos e 25 segundos.

É com uma explosão de sentimentos que nasce Kind of Blue. As seis faixas que compõem o CD “brincam” com as emoções de quem o ouve, ora pelos jogos com o silêncio, ora pelas variações no tema principal, sempre com as assinaturas complexas de Miles, que desempenha com maestria todas as canções, juntamente com Julian “Cannonball” Adderley – sax alto, John Coltrane – sax tenor, Bill Evans – piano, Paul Chambers – baixo, Jimmi Cobb – bateria, e Wynton Kelly, que empresta o seu piano à segunda faixa.

Kind of Blue se inicia com um diálogo sincronizado entre baixo e piano, onde os primeiros dez segundos assemelham-se a uma passagem de som. O tema é apresentado e o trompete de Miles Davis começa a desenhar novas formas, fazendo experimentações sonoras, carregadas de espontaneidade. So What revela toda a segurança, bem como o talento dos músicos, nela é tecida, de forma lúdica, uma sobreposição de silêncios e sons, tal qual as luzes e sombras em uma fotografia.

Freddie Freeloader é um blues clássico, de melodia agradável. O ritmo é bem marcado, permitindo aos instrumentos de sopro liberdade para os solos. Embora não seja tão conceituado quanto Bill Evans, Wynton Kelly faz uma bela leitura da canção, com uma intervenção que encanta pela riqueza de detalhes.

Blue in Green é o instante mais melancólico do CD. Nessa canção é possível visualizar Miles Davis em sua maneira típica de tocar, curvado sobre o trompete, os olhos fechados, talvez buscando as sensações que nenhuma palavra conseguiria expressar. Coltrane faz o grave que preenche os agudos de Miles, por meio de um revezamento intercalado pelo piano. Evans, por sua vez, divide seu solo em três partes, criando uma atmosfera densa, em especial na última parte, quando é acompanhado por Chambers, que toca o baixo acústico com arco.

Então, vem uma pérola do universo jazzístico, que tantos já reproduziram e outros imprimiram suas marcas, mas é em Kind of Blue que All Blues soa mais completa, um ciclo que se fecha abrindo possibilidades para a contínua criação – a obra de Miles é dotada de paradoxos, onde tema e improviso se encontram, sem que um “apague” o outro. O piano cresce ao longo da música, a bateria é um metrônomo, o baixo, um pêndulo. Saxofones e trompete criam uma sonoridade ímpar, hipnotizante.

Flamenco Sketches encerra o CD e, diferentemente do LP, surge em dose dupla. As duas versões juntas têm aproximadamente 20 minutos e tal tempo é preenchido com preciosidade sonora, onde a introspecção chega ao seu ápice.

Ao trompetista, autor de todas as músicas, a denominação “gênio” não é um exagero. É certo que ele não era fácil! Exigente e ríspido, para a música e para o dinheiro – não subia ao palco sem um adiantamento de mil dólares, não tolerava certos comentários, principalmente se dirigidos à sua maneira fria de lidar com o público. Uma vez, Max Gordon, dono da boate nova-iorquina Village Vanguard, perguntou a Miles por que ele não se apresentava ao público, nem agradecia ao término de um número. Após um olhar repreensivo, ele respondeu: “Eu sou músico, não sou comediante. [...] Se você quiser um falastrão em sua casa, não me contrate. Eu não sorrio, eu não me curvo agradecendo. Eu dou as costas”[1]. E foi de costas que sempre tocou...

É impossível resumir o que Kind of Blue transmite. O álbum, que transformou os rumos do jazz, é intenso, vivo, uma jam session[2] de luxo, aberta para todos aqueles que desejam algo mais que um aperitivo e que pode ser apreciada a qualquer hora do dia, de modo que apresenta aos ouvintes a essência do jazz.


[1] GORDON, Max. Ao vivo no Village Vanguard. São Paulo: Cosac Naify, 2006, p. 152.

[2] Reunião de músicos de jazz que improvisam livremente. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Eletrônico Aurélio 5.o. Positivo, 2004.

Um comentário:

Estêvão dos Anjos disse...

ahhhhhhh
eu postei no lugar errado axo q foi pro teu email...vou tentar escrever de novo...
axei interessante como vc analisa uma obra instrumental, para isso é necessário uma grande sensibilidade,coisa q vc faz bem nesse texto...
bjuuu