segunda-feira, 6 de agosto de 2007

O canto de Alagoas em alma portuguesa


O ano de 1975 foi crucial na história da Angola, país localizado ao sul da linha do Equador, no sudoeste da África. Após lutar pela independência e expulsar os colonizadores portugueses, três partidos políticos passaram a disputar, de maneira sangrenta, o controle da capital, Luanda. Eram eles: MPLA – Movimento Popular de Libertação de Angola, FNLA – Frente Nacional de Libertação de Angola e UNITA – União Nacional para a Independência Total de Angola. As guerrilhas eram corriqueiras, mas a situação estava insustentável e várias famílias já começavam a fugir, de cidade em cidade, enquanto o conflito tomava as proporções de uma guerra. Após um bem arquitetado plano de fuga, um militar embarca em um avião a esposa, a filha, com apenas 10 meses, e alguns parentes, que levavam na bagagem apenas fotografias e objetos pessoais, para que eles se refugiassem em Portugal. Antes da decolagem, uma surpresa: ele ficaria em Angola.

Já em Portugal, foram recebidos por uma família que nem conheciam, mas que os ajudaram durante o longo mês no qual ficaram sem notícias daquele que estava no meio do fogo cruzado. Já não se sabia se estava vivo ou não, porém, sem avisar previamente, ele chegou e se deparou com uma difícil situação: aqueles que retornavam a Portugal, depois de viverem em alguma colônia eram rejeitados e chamados pejorativamente de “retornados”. Cansados de tantas provações, mudaram-se para o Brasil e se instalaram em Maceió, onde refizeram suas vidas.

Essa história, que parece um enredo cinematográfico, é da cantora Irina Costa, que, no dia 12 de agosto estará representando o Brasil no concurso Lusavox, uma iniciativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros em parceria com a PT.COM, através do portal SAPO, gravadora Valentim de Carvalho e a Rádio e TV de Portugal (RTP), e está sendo divulgado por Nelly Furtado e Mariza. O objetivo do Lusavox, que está em sua primeira edição, é descobrir novos talentos musicais luso-descendentes, premiando o primeiro colocado com a gravação de um CD, com possibilidade de gravar um segundo, e o candidato mais votado pela Internet com cinco mil euros. Cantores de todas as partes do mundo se inscreveram, em um total de 200 músicas. Por fim, foram selecionados dez finalistas: dois representantes da França, Grã-Bretanha, Luxemburgo, Estados Unidos, Canadá, Índia, África do Sul, Alemanha e Brasil. Irina escolheu duas músicas para participar: Valsinha de Esquinas, de Mácleim, e Cais, de Sóstenes Lima.

Embora tenha se inscrito quatro dias antes do prazo final – o concurso estava aberto desde março e ela entrou em maio, Irina já é a segunda mais votada, com quase 60 mil votos. No início, seu intuito era divulgar as músicas para o maior número de pessoas, para mostrar a qualidade da música brasileira e alagoana, além de fazer contatos profissionais e até amigos, pois acredita que a música é capaz de romper barreiras. Entretanto, sua atitude fez com que as canções viajassem por vários lugares do mundo, conquistando admiradores que contribuíram não só com votos, mas com comentários, que a cantora fez questão de responder, um a um.

“A ficha só caiu quando vi, no site, que era uma das finalistas”. E a música que levará para Braga, em Portugal, no dia 12 é Valsinha de Esquinas, letra de Mácleim, música de Ricardo Duna e arranjo de Felix Baigon. Gravada por Irina e Mácleim, em janeiro deste ano, a canção foi apresentada à cantora em 2004, quando dividiu o palco com Mácleim, show que foi apelidado carinhosamente de Sururu com Bacalhau. Cais é totalmente assinada por Sóstenes Lima e Irina a considera um presente, por isso, não hesitou em inscrevê-la no concurso.

As origens falaram mais alto

Desde os quatro anos de idade, ela gostava de cantar, mas nem é para pensar que o fado sempre foi uma de suas maiores paixões. Na infância, não suportava esse estilo musical, preferia música brasileira, samba e MPB; na adolescência, ouvia pop rock e hard rock. E o fado, e a música portuguesa? Por obrigação, nos finais de semana, quando a família se reunia. “Era uma casa muito musical, minha mãe toca piano, acordeom e canta; meu avô tocava piano e acordeom e meu pai sempre gostou muito de música. Portugueses, ouviam fados. Eu ficava passando pela sala, imitando os cantores para ver se eles paravam de escutar, mas eles nem ligavam”, recorda.

Aos 21 anos, ganhou um disco da Dulce Pontes. Na época, Canção do Mar, interpretada pela cantora, fazia parte da novela As Pupilas do Senhor Reitor, e Irina gostava da música. Então, sua mãe a surpreendeu: “Parabéns, isso é fado!”. Foi assim cedeu às suas origens e começou a ouvir fados e a nova geração da música portuguesa, que inova sem se afastar dos moldes tradicionais. Entre seus artistas favoritos estão: Dulce Pontes, Amália Rodrigues, Carlos do Carmo, Ana Moura, Pedro Abrunhosa, Zeca Afonso e Madredeus, que eternizou as canções Haja o que houver e O Pastor, tema da minissérie global Os Maias.

Por muitos anos, cantou sem compromisso, por diversão, mas, em 2001, resolveu enveredar pela música, de forma profissional. O repertório foi montado em menos de um mês e eis que surge o primeiro convite: fazer a abertura do show do cantor Jorge Vercilo. Como nunca havia se apresentado em público, recusou a proposta, pois necessitava de tempo para adquirir segurança e ter uma noção maior do que era fazer um show. Depois que se apresentou pela primeira vez, sentiu a importância que a música portuguesa tem em sua vida, até se emociona ao falar o que o fado representa para ela: “Se o mundo acabasse na hora que eu estivesse cantando fado, eu morreria feliz... É muito bom! Sabe uma mangueira? Você não vê a água invadindo a mangueira? É assim que eu me sinto: invadida pelo fado!”. Isso porque o fado é uma música que se canta com muita emoção, envolve muitos sentimentos, enfim, é forte, intenso, implica uma grande dedicação do cantor.

Intercâmbio Brasil-Portugal

Embora seja uma luso-descendente, Irina estará representando o Brasil no concurso e mostra-se bastante centrada e consciente de seus objetivos. Ela deseja que outras pessoas conheçam sua voz, sua forma de interpretar e a música que é produzida em Alagoas, que considera ser de grande valor musical. Também possui o intuito de fazer notar que a música portuguesa não é só fado.

Brasil e Portugal têm uma forte ligação histórica e, tanto Valsinha de Esquinas, quanto Cais, conseguiram dar uma roupagem lusitana a essas composições brasileiras, uma oportunidade para os portugueses conhecerem a produção musical que não está no mercado, aquela não difundida pela comunicação de massa. Talvez venha a nascer uma espécie de intercâmbio, no qual os dois países poderão apresentar o que possuem de melhor.

“Ser escolhida em um concurso mundial e ser reconhecida já é uma vitória!”, avalia. Sobre o seu primeiro CD, afirma que esse é um projeto que pretende realizar em breve, pois as cobranças do público estão cada vez maiores e ela acredita que está no momento certo de fazê-lo, mas não determina prazos: “Se eu ganhar o Lusavox, o CD vem depois de agosto, se não, vai demorar um pouquinho”. No repertório, o público pode esperar canções com “uma alma portuguesa”.

Lusavox

Quem estiver interessado em conhecer a canção que representará o Brasil no concurso Lusavox e votar nela, é só entrar no site www.lusavox.sapo.pt, clicar na foto de Irina Costa, passar o cursor nas estrelinhas e quando todas estiverem amarelas, clicar, em seguida, aparecerá a mensagem “votação aceite”. As votações estarão abertas até o dia 12 de agosto, mesmo dia em que o show com os finalistas será apresentado, no canal RTPI, mas também poderá ser visto pela Internet.


Valsinha de esquinas

(Mácleim / Ricardo Duna)

Assim que a lua vem
Eu quero alguém só
Que tem todo o poder
De me dizer vai
Saber que ser feliz é o que importa
Para nós


E a lua que andava nua se vestiu de prata para o nosso amor
As ruas sempre tão desertas acordaram em festa para o nosso amor
Os bondes nos arcos da lapa pelas madrugadas sabem da paixão
Nas quinas de Santa Teresa sob a luz suave de um lampião

E assim o amor se fez pelas calçadas
Sem pressa, sem pudor, sem quase nada
E o dia amanheceu e aqueceu... SOL
Para nós

Publicado no jornal A Notícia - Ano VI - Edição Nº 288

Um comentário:

Estêvão dos Anjos disse...

Mais uma vez vc trazendo luz e fazendo jus aos talentos alagoanos (mesmo vinda de Angola ela viveu aki)...parebens paulinha